terça-feira, 22 de maio de 2018

Step , Stepping - Cultura Afro

Imagem relacionada

Hi Pessoas

Estes dias eu estava assistindo a Poder do Ritmo ( para quem nunca assistiu colocarei o link no final do post ) o que me chamou atenção foi o a dança , eu já conhecia um pouco do Step não tanto ao ponto de ser especialista no assunto mas já vi vídeos e principalmente em shows . Com o final do filme me perguntei se tinha informações sobre o Step na internet , pesquisei e o que saiu foi uma dança eletrônica resumindo nada a ver com o Step afro que eu tinha acabado de assistir , fui mais afundo e achei um blog que fez meus olhos brilharem por te conseguindo acha a dança e a tradição que tanto procura os BLACK PANTHER DNA ajudaram é muito . Por esta falta de informação resolvi fazer este post para mais pessoas conheça esta dança-coreografia incrível . Artigo a baixo todo escrito por BLACK PANTHER DNA .

Imagem relacionada

Stepping, step-dancing ou simplesmente step é uma dança, uma arte, criada por africanos nos Estados Unidos na década nos anos 1900s onde o corpo, através de passos marcados, palavras gritadas e palmas se torna o próprio instrumento que produz o som que será dançado.

O step nasce da continuação da cultura milenar africana de se comunicar através dos sons e movimentos, o uso das botas que originalmente eram uma espécie de galocha e hoje mais se parecem com uma espécie de coturno, um dos ícones do step assim como as caretas e os movimentos com os pés, se dá pela proibição da bateria para sul-africanos, e tal sapato era utilizado pelos mineradores da época. O step se baseia em danças feitas pelas civilizações africanas e nas danças feitas por africanos no periodo escravista, e depois da 2º Guerra Mundial, foram introduzidos formações e movimentos militares.

A cultura do step se consolida nas fraternidades e sororidades estado-unidenses em meados dos anos 1900s como uma dança ou até como ritual de passagem.

Resultado de imagem para poder do ritmo

Como inspiração, o step se baseava nos passos dos grupos de R&B da época, como Tempations e The Four Tops, mas com o tempo fraternidades pretas utilizaram da dança como uma marca e como rituais de passagem de veterano para calouro, por exemplo.
Dentro das faternidades, o step se consolida como cultura a partir dos "greek sings" ou sinais gregos. Esses sinais eram nada mais que o sinal de cada fraternidade que no começo era apenas para exaltar sua fraternidade ou sororidade com algum tipo de grito de guerra ou palavras de ordens. A adição de músicas junto com esses sinais e, consequentemente, adição de movimentos fizeram com que os greek sings se tornassem os greek shows, com competições estuduais e nacionais com premios e bonificações.


Sendo assim, hoje, o step é reconhecido mundialmente com competições na Coreia do Sul, por exemplo, tendo estourado nos EUA na década de 60 quando foram feitos filmes sobre a cultura do step e a dança fez parte da abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 1996. O step também já fez parte de desfiles do Fashion Week e de shows de grandes artistas como a Beyonce.

Também em filmes como :

Poder do Ritmo 



E mais recente na Netflix

Step Sisters