terça-feira, 9 de agosto de 2016

4 Tipos de poder para convivermos melhor




Olá Teen's

Hoje venho fala sobre Poder . O Poder  entendido como algo ruim se deve a diferença estabelecida com autoridade. Não é de hoje que vemos poder como algo ruim .

Hoje venho ajuda a todos a ter mais um pouco de conhecimento sobre isso . Estes 5 poderes e para ajuda a gente a a conviver melhor com as pessoas a nossa volta .

1- Poder de referência

   É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência. Tem como base a identificação com o outro, desejo de ser semelhante ao outro.

Famosos líderes religiosos e personalidades políticas geralmente desenvolvem e usam  o poder de referência – também chamado poder carismático-, para envolver e conquistar o público.



2- Poder Legítimo

Baseia-se nas normas, valores e crenças no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros.

Na infância, as pessoas aprendem a aceitar ordens de figuras com poder – primeiro, os pais, depois os professores, e por fim, os chefes (líderes).


3- Poder de recompensa

Baseia-se na capacidade para alocar (dispor) resultados recompensadores – seja o recebimento de coisas positivas ou a eliminação de coisas negativas. Exemplos: Elogio, promoções, aumentos..

Os gerentes influenciam o comportamento por meio do uso de recompensas (uma variedade delas), para estimular o funcionário. Quando o poder de recompensa não for utilizado como forma de manipulação, ele é bem-vindo como forma de reconhecimento.




4-  Poder de Especialização

Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. Pessoas que são vistas como especialistas numa determinada área podem influenciar as outras fornecendo-lhes conhecimento ou esperando conformidade com seus desejos.

Por exemplo: o médico dá conselho que o paciente provavelmente seguirá, entendendo que ele sabe resolver o problema (e estudou para isso).





A compreensão desses cinco tipos de poder desperta a consciência sobre o momento que vamos utilizá-los e com qual intensidade vamos empregá-los. Não é apenas a gestão da empresa ou da sociedade que se beneficia, mas a convivência entre as pessoas a partir da aproximação ou distanciamento de certos tipos de atitudes.