quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Romeu e Julieta

           

Sabem porque Romeu e Julieta são ícones do amor, são falados e lembrados, atravessaram os séculos incólumes no tempo, se instalando no mundo de hoje como casal modelo de amor eterno? Porque morreram e não tiveram tempo de passar pelas adversidades que os relacionamentos estão sujeitos pela vida afora. Senão provavelmente Romeu estaria hoje com a Manoela e Julieta com o Ricardão. Romeu nunca traiu a Julieta numa balada com uma loira linda motivado pelo impulso do álcool. Julieta nunca ficou 5h seguidas esperando o Romeu… Ligando incessantemente para o celular dele que estava desligado. Romeu não disse para Julieta que a amava, que ela era especial e depois sumiu por semanas. Julieta não teve a oportunidade de mostrar para ele o quanto ficava insuportável na TPM. Romeu não saía sexta-feira a noite para jogar futebol com os amigos e só voltava as 6 h da manhã bêbado. Julieta não teve filhos, engordou nem ficou histérica com muita coisa para fazer. Romeu não disse para Julieta que precisava de um tempo, querendo na verdade curtir a vida e que ainda era muito novo para se envolver definitivamente com alguém. Julieta não tinha um ex-namorado em quem ela sempre pensava ficando por horas distante, deixando Romeu com a pulga atrás da orelha. Romeu nunca deixou de mandar flores para Julieta no Dia dos Namorados alegando estar sem dinheiro. Julieta nunca tomou um porre fenomenal e num momento de descontrole bateu na cara do Romeu no meio de um bar lotado. Julieta nunca teve uma crise de ciúme achando que Romeu estava dando mole para uma amiga dela. Romeu não tinha uma ex-mulher que infernizava a vida da Julieta. Julieta nunca disse que estava com dor de cabeça e virou para o lado e dormiu. Romeu nunca chegou para buscar a Julieta com uma camisa xadrez horrível. Por essas e por outras que eles morreram se amando…
— Autor Desconhecido.  

Pensamentos que se elevam



O que vem depois desta vida? Quantos questionamentos são multiplicados, sempre na busca de uma explicação convincente. A humanidade procurou e procura por respostas. As inquietações são persistentes, chegam exceder a imaginação. Os mais céticos gostam de trocadilhos simples que facilitam colocar ponto final em tudo. Outros elevam o pensamento, preferindo optar por sentir profundamente a vida. Não dispensam explicações, mas acreditam que algo tão maravilhoso não poderia simplesmente terminar no nada.

A curiosidade é e será companheira inseparável. Gostaríamos de saber tudo, nos mínimos detalhes. Impossível. É necessário continuar caminhando, administrando os dias, na incerteza quanto ao último momento existencial. Pode gerar angústia desconhecer tais detalhes, como pode desencadear um dinamismo. Bom é viver bem, independente de como ou quando será a partida. Porém, há uma certeza: um dia será necessário partir.

Afirmar que a vida é passageira não é desconsideração. Pode servir de referência para avaliar o que é transitório e efêmero. Os dias se sucedem e não aguardam por aqueles que perdem tempo. Além do mais, o tempo qualifica escolhas e confirma opções. É considerado remédio para eternizar ou relativizar as ações. Nunca será possível depositar segundos e minutos num banco de horas. O tempo simplesmente passa.

Às vezes o olhar se perde no infinito e como se fossem momentos místicos, os pensamentos se elevam tentando alcançar um sentido para tudo. Uma profundidade suaviza as dúvidas e coloca asas ao desejo de perscrutar esse enigma que embala sonhos e tonifica a existência. Por uns instantes é possível acreditar que existe algo profundo que torna perene as buscas e cobre de idealismo as imperfeições do cotidiano.

Jamais saberemos detalhes. Mas a bondade que entrelaça as ações e reações deixa entrever que nem tudo é enigmático. Há sinais de eternidade nos dias que se fazem oportunidades. São portas entreabertas para o amanhã. Viver e conviver com certezas pode ser uma opção simples, mas carregada de profundidade, que gera felicidade

Musica do dia : The wanted